Tudo o que você precisa saber sobre a NYFW
Por: Dolvani Barbosa
Observando os desfiles apresentados na Semana de Moda de Nova York, entre apresentações especiais, outsiders e marcas que dessa vez se ausentaram (algumas desfilarão em Paris), a NYFW não deixou a desejar quanto a tendências e posicionamentos político-sociais.
A NYFW iniciou sua semana com uma marcha da Macy´s, Fashion For Our Future, com o intuito de encorajar e conscientizar as pessoas sobre a importância do voto, tendo em vista as eleições norte americanas batendo na porta.
Os Outsiders da vez foram Proenza Schouler e Ralph Lauren, que se anteciparam e apresentaram suas coleções fora do calendário oficial da NYFW.
A Locação de Ralph Laureun foi um dos pontos altos, nada mais nada menos que Hamptons, um dos locais mais caros do mundo, e onde o estilista se reúne com a família há mais de 50 anos.
Há quem diga que, mesmo que, além de luxo atemporal, ele deixou claro sua posição quanto as eleições dos EUA em sua passarela. Será?
Mesmo usando referências Western, Ralph decidiu deixar o característico chapéu de fora, visto que o mesmo vem sendo usado como ‘símbolo’ pelos eleitores de Donald Trump.
Porém, o clássico suéter com a bandeira do país, que foi usado pela enteada de Kamala Harris, Ella Emhoff, na convenção dos democratas, veio nessa coleção em novas formas.
Mesmo que o uso da bandeira dos EUA seja uma característica forte da marca, alguns acreditam que este foi um meio que Ralph achou de mostrar seu lado nas eleições presidenciais do país.
O retorno de grandes nomes a solo norte-americano para semana de moda, Alaia e Off White, normalmente desfilados em Paris, e a pausa no hiato de Todd Snyder movimentaram a NYFW.
E claro, os nomes brasileiros fazendo presença e mostrando a qualidade, luxo e conceito dignos de nossa cultura.
Pat Bo, único nome brasileiro a fazer parte do calendário da NYFW, trouxe mais uma vez seu bordados e trabalhos manuais encantando em uma coleção mágica.
Confira um resumo dos principais desfiles:
PROENZA SCHOULER
Mesmo com o calendário oficial do NYFW começando na sexta-feira (6/9), Proenza Schouler deu a largada na semana de moda (4/9), desfilando fora do mesmo, em um show mais reservado.
Os estilistas propuseram reimaginar os códigos da marca sem perder a identidade conhecida por seus cortes precisos, assimetrias, estampas e texturas muito bem pensadas.
As listras na proposta Navy se juntaram à alfaiataria e a camisaria em proporções mais amplas, enquanto as franjas trouxeram movimento e atualidade.



RALPH LAUREN
Também fora do calendário e antecipando a semana de moda, Ralph Lauren apresentou sua coleção (5/9) em Hamptons, mostrando sua exímia capacidade em criar peças que representam luxo atemporal, e claro, que ele conhece como ninguém seu público.
Pisando forte no estilo clássico da marca, o preppy, a coleção vem na paleta predominantemente azul, branco e areia, ressaltando o estilo navy e trazendo referências western. Tudo bem old Money, bem norte americano, bem Ralph Lauren!




AREA
Em comemoração aos 10 anos da estrada, Area apresentou sua coleção propondo encontrar e definir o que viria a ser o “Quê” da marca, e enquanto as modelos caminhavam pela passarela, era claro todo o código que fez e faz a cabeça do seu público: muito brilho, especialmente cristais, peças que fogem do padrão, brincando com a complexidade, manipulação dos tecidos e as texturas.
As palmas das mãos espalhadas de diversas formas, uma pitada de fetichismo e a
pegada maximalista se materializaram em peças super trabalhadas com aplicações,
franjas e recortes super estratégicos. Um show à parte!




BRANDON MAXWELL
Brandon Maxwell apresentou no NYFW uma coleção que traduz simplicidade e funcionalidade, cruzando elegância e sensualidade em peças usáveis e reais para as necessidades do dia a dia da vida urbana.
Tudo isso com um ‘Quê’ de Quiet Luxury, mas com toques precisos de criatividade e identidade.
Peças em malhas transparentes, com leveza e caimentos confortáveis, se misturam a casacos oversized, vestidos polo, decotes V e uma alfaiataria minimalista sexy traduzem a praticidade das peças.



ALAIA
42 anos após seu primeiro desfile em Nova York, a Maison Alaia, que geralmente Apresenta suas coleções em Paris, pisou em solo americano pela segunda vez.
Pieter Mulier escolheu o museu Guggenhein, trazendo não só um casting de modelos, mas uma Fila A de peso!
Recortes precisos, pele a mostra, tops faixa que praticamente dominaram o desfile se juntando a calças e saias de cintura baixa. Um design escultural, atemporal, um tanto minimalista, mas que mostra como ser sexy em 2024.
Mulier mostra porque Alaia é uma marca especial e o motivo de todos a desejarem.




LUAR
Com Raul Lopez em sua liderança, a LUAR vem ganhando os olhos de todos, trazendo personalidades de peso na fila A de seus desfiles (como Beyoncé e agora Madonna), e se consolidando com uma mas marcas mais relevantes da atualidade.
Com sua pegada genderless e seu streetstyle marcante, Raul apresentou nessa coleção a mistura de resistência com códigos do poder, vestidos antes apenas pela ‘realeza’, com muito veludo, casacos longos, blazers usados com shorts curtos, recortes, transparências e texturas.
Para fechar, um casting composto em sua maior parte por modelos não-brancos e LBTQIA+.




TODD SNIDER
Após um hiato de quase cinco anos sem se apresentar em Nova York, Todd Snider fez seu retorno em um show intimista para um público de aproximadamente 50 pessoas no Le Rock do Rockefeller Center.
Intitulada “Villa America”, a coleção Primavera-Verão 2025 se inspirou em um expatriado americano na Riviera Francesa na década de 1920. Uma homenagem direta à casa de Gerald e Sarah Murphy em Antibes.
Com ternos em tons pastéis, Todd apresentou sua ideia de “equilíbrio entre um estilo descontraído e elegante”, desfilando Ternos de linho e seda em cortes finos e elegantes.
A alfaiataria com silhueta alongada e descontraída, trazia cortes e caimentos que se ajustavam ao corpo de forma sexy e elegante.





OFF WHITE
O desfile da Off White foi especial, não só pelas peças, mas por todo o seu significado de estar sendo em Nova York: @ibkamara realizou um sonho antigo de @VirgilAbloh, o de trazer a marca de volta para a cidade norte-americana.
Realizado em um conjunto de quadras de basquete comunitárias no Brooklyn Bridge Park, a coleção traz a inspiração da cultura e street style africano, na ótica do sportwear.
Com estampas inspiradas em desenhos africanos, as peças mesclavam jeans, decotes cavados, cortes desconstruídos, silhuetas assimétricas e transparências.





PAT BO
Única marca brasileira a fazer parte do calendário oficial do CFDA ( Council Of Fashion Designers of America).
Conhecida pelo trabalho minucioso e um estilo único de fazer bordados, Patrícia usou a borboleta e sua metamorfose como ponto de partida para a criação de sua coleção de Verão 2025, intitulada Ethereal.
Em uma pegada sexy e elegante da moda casual, elementos Y2K dominam as peças como cinturas baixas, tops, barrigas a mostra e saias balonês.
O jeans cravejado e as franjas ricas em detalhes deram o glow da coleção.





Siga a revista nas redes sociais para acompanhar as demais coberturas das semanas de moda.