Recentemente maratonei a série “Doces Magnólias”, disponível no streaming Netflix, e considerada por mim uma “comfort series”.
Na trama, três amigas de longa data compartilham suas histórias de vida, problemas amorosos, profissionais e familiares, sendo notória a importância de terem uma a outra no enfretamento dessas situações.

Em um cenário de exaltação da solitude e em contrapartida à perpetuação de um ideal de amor romântico e da grande sorte encontro de sua alma gêmea, percebo que pouco se fala da importância da presença daqueles que estão ao nosso lado antes, durante e após esse encontro e é disso que esse texto trata!
Dias atrás li uma frase que me fez refletir profundamente: “Amigo é aquele que decide se molhar na chuva com você, mesmo podendo evitá-la”.
Essa ideia ressoou em mim, e me fez refletir sobre como a amizade é uma questão de escolha, é demanda de atenção e requer manutenção.
Mas o bônus disso tudo é que uma boa amizade é uma via de mão dupla, sendo a amizade feminina, sem dúvida, uma forma de autocuidado.

E entende-se por amigo, desde alguém em quem possamos confiar, desabafar, dividir um drink, mandar memes irrelevantes (até sem graça às vezes), soltar a voz no karaokê à simplesmente estar presente nos momentos mais despretensiosos e sermos nós mesmos com todas nossas imperfeições e dificuldades.
Desse modo, quando pensamos em autocuidado, frequentemente listamos atividades como ouvir nossa música favorita, assistir a um seriado, fazer skincare, meditar ou hidratar os cabelos.
No entanto, muitas vezes esquecemos o poder transformador que a união, o apoio e a escuta mútua entre mulheres podem ter em nossa vida.
Além dessas práticas individuais, é fundamental reconhecer e celebrar a importância das verdadeiras amizades e lembrarmos que fortalecer esses laços especiais é uma forma poderosa de autocuidado.

Para ajudar você a aproveitar ao máximo esses momentos de conexão, aqui estão algumas dicas de planos para fazer com as amigas.
Ideias para fazer com as suas amigas:
- Assistir àquele filme do gênero favorito e compartilhar boas risadas (ou bons sustos rs)
- Desfrutar de um dia de spa juntas, cuidando das unhas, cabelos e aproveitando momentos de relaxamento.
- Buscar formas de revigorar a vida espiritual e compartilhar essa jornada com as amigas.
- Preparar uma boa margarita e colocar as fofocas em dia ou falar de planos, sonhos e oferecer escuta e incentivo mútuo. (Obrigada “Doces Magnólias”).
Espero que essas sugestões possam fortalecer ainda mais os laços de amizade entre vocês!

Quer compartilhar esse texto nas suas redes sociais? Use a nossa publicação no Instagram @revistaespelhonosso.
Leia outros textos da Eduarda na revista Espelho Nosso:
– Gaslighting: entenda o que é